Orixá Oṣotokanṣoṣo, que significa "O caçador de uma só Flecha".
Oṣọosì
Irmão mais novo e inseparável de Ogun.
É ensinado que não existe culto a Oxossi sem Ogum e vice-versa, pois ambos completam-se.
Ganhou este título após acertar com uma única flechada um místico pássaro "enfeitiçado" enviado pelas Iyami na cidade de Ile Ifẹ.
Logo após o feito, o povo começou a gritar: - "Osowusi"
- "O Caçador Popular"
Muitos são seus títulos, pois além de caçador era um exímio desbravador, guerreiro, soldado, curandeiro, feiticeiro...
Em terras Yorubá, alguns de seus títulos.
Osowusi - (já citado)
Oni àiyé (Senhor da Terra)
Olodẹ (Senhor dos caçadores)
Ologarare ( Senhor de domínio próprio) ou (Auto suficiente)
Onisewe (Senhor das folhas)
Àláketú (O grande de Ketu)
Ajagunna (Aquele no caminho da guerra)
Onibebe (O dono do banco do rio)
Oṣọosì foi também um excelente pescador.
Osolikere (O mago da floresta) (remete-se aos poderes mágicos de Osoosi)
Dizem que era capaz de encantar e se comunicar de uma forma única e mística com os animais da floresta.
Osogbo (Feiticeiro da Floresta)
Assim como o título de Osolikere, mas nesta forma está voltada às magias, pós-mágicos e encantos que Osoosi possuía)
Ode Ata Matase (Caçador que nunca erra o alvo (Osoosi nunca errava seu alvo e era temido por isso)
Oni Mariwo Pako (Senhor do Mariwo Pako) (espécie de folhas menores de mariwo usadas como vestes e para seus assentamentos)
Ode Igbo (Caçador da Floresta) ( epíteto pelo fato de se aventurar e conhecer como ninguém as florestas e seus perigos, tendo em vista que até mesmo a temível "mata da morte" Oṣọosì entrava e saia sem grandes problemas.
Onigbo/Olu Igbo: Senhor da Floresta (título por ser o conhecedor e protetor das florestas. Muitas vezes chamado de Bàbá Igbo, que significa “Pai da Floresta”);
Oni Araiye: Senhor da Humanidade (remete-se ao fato ser provedor, trazer trabalho, comida e sustento para os povos)
Oluaiye/Onile: Senhor da Terra (seu principal elemento é a terra. Osoosi conhece muito bem as propriedades físicas, químicas e mágicas deste elemento)
Olo Tobi Ewe: Grande Senhor proprietário das Folhas (Osanyin é o Orixá de todas as folhas, mas os caçadores as dominam muito bem.
Osoosi é conhecedor das propriedades das folhas e há até locais em yorubaland, como em Ado Odo/Ota onde é tido como o Orixá da caça e da medicina)
Onisegun: Médico/Curandeiro (Faz referência à sua função de grande curandeiro, aquele que conhece várias aplicabilidades para curar doenças)
Odẹ Dana-dana: Caçador que acende a fogueira (Osoosi detinha os conhecimentos de fazer fogo para se aquecer e se alimentar nas florestas. O poder do fogo era algo temido nas sociedades primitivas. Aqueles que detinham seu conhecimento eram temidos por isso)
Oke Ode Koke: Grande Caçador que se mantém no topo (remete-se por ser poderoso, sendo considerado o melhor e maior caçador de todos)
Ijeniiya: Punidor/Aquele que castiga (Osoosi é tido como aquele que pune severamente quem o desafia e o desrespeita. A mesma alcunha de Obaluaye, outro orisa bastante temido pelo mesmo motivo. Osoosi é impiedoso)
Olofa: Arqueiro remete-se ao uso de sua principal arma, o arco e flecha. No mundo primitivo era o ápice do poder bélico e tecnológico, capaz de matar a longas distâncias. Oṣọosì dominava essa arma com primazia e ostentava por isso. Símbolo de sustento e grande conhecimento tecnológico)
Olode: Senhor da Caça (sendo um Orixá da caça, é sua principal função. Título também herdado de seu irmão Ogun após sua morte)
Aja in pa igbo: O Cão feroz da floresta (alcunha por ser extremamente agressivo e cauteloso em suas caçadas. Oṣọosì é famoso por arrastar suas presas vivas pelo chão até que morram)
Ode Arole: Caçador Herdeiro (alcunha por ser proprietário de grandes riquezas, propriedades e do ase)
Ode Okueron: Caçador que Matou a Caça (remete-se ao ato de fisgar a caça e matá-la)
Oniye: Senhor da vida (chamado assim graciosamente por prover e sustentar a vida)
Àláketú: Senhor de Ketu (título de honraria na diáspora por ser o protetor e fundador de inúmeras casas matrizes de Candomblé no Brasil)
Ode Ikan: Caçador primeiro (lembrando ao fato de ser o melhor e maior)
Oluoro: Senhor Virtuoso (Osoosi é tido como um Orixá com várias virtudes e honras)
Esses são títulos, honrarias de Oṣọosì ao longo de sua trajetória.
Vale ressaltar que nem todos são necessariamente caminhos de Oṣọosì, haja vista que alguns são nomes pelos quais se denominam à Oṣọosì por suas funções, atribuições e feitos.
Em Ilé-Ifè, é o protetor do palácio de Obàtálá em Oyo, o guardião do templo de Ogun, em Ado Odo/Ota, é o médico.
No Brasil, é conhecido por ser, juntamente com Sàngó, patriarca do Candomblé e da Nação Ketu.
Possui grandes casas matrizes que pertencem ou são ligados à Oṣọosì, como: Ilê Axé Yá Nasô Oká (Casa Branca do Engenho Velho)
Ilê Yá Omi Axé Yámasê (Terreiro do Gantois)
Ilê Axé Opô Afonjá
Ilê Axé Icimimó Aganjú Didê (Terreiro Icimimó)
Ilê Axé Oyó Ibecê (Terreiro do Pé de Cajá/Axé Capivari)
Ilê Axé Mariolajé (Terreiro do Alaketu)
Ile Odé Axé Omo Osun (Ìyá Gilda de Oxum S.P.
Entre outros.
Motivo pelo qual ganhou seu título de Àláketú (Senhor de Ketu).
É o patrono do Ile Ase Ode Mywa, pois a sua matriz é o Terreiro do Pé de Cajá/Axé Capivari, cujo patriarca é Obaluaye, mas a casa é de Nação Ketu.
No Candomblé, sua saudação é “Oke Aro”, e muitas vezes é também utilizado “Arole”.
Em terras yorubás utiliza-se muito a saudação:
- “Eepaa Osoosi O”
Responde-me
- “Osoosi Eepaa O”.
Alguns utilizam uma saudação que se refere aos seus títulos, como cumprimentar dizendo:
- “Olode O”
Responder dizendo:
- “Olofa O”.
Outra forma é a saudação da Egbe Ode (Sociedade dos Caçadores) cumprimentando com:
- “Eepaa Ode O”
Responder com:
- “Ode Eepaa O”
Ou simplesmente
- “Ode O”.
Eepaa Oṣọosì O,
Oṣọosì Eepaa O!
Edição de texto, adaptação e publicação Marcus ti Ọdẹ - São Paulo
Texto: base: Odelobi Fayemi Cristian Osoosi Elegun: Ode Temi Uanderson Jr. Osoosi Foto: Retirada da internet
Referências: - Baba Asogba Ifaseyi Ricardo Obaluaye - Faseyi Awogbemi Dada - Diego Ode Ogunrogba - Oloye Asogun Ode Araofa Marcelo Monteiro Osoosi- Baba Osoosibibo - Baba Olofaina
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